terça-feira, 19 de agosto de 2008

DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO

IDEB, “Índice de Desenvolvimento da Educação Básica”.

Dos 5561 municípios brasileiros, há um total de 30% que possui “Índice de Desenvolvimento da Educação Básica” igual a 2, uma situação crítica em um país emergente no desenvolvimento econômico,quando a média geral é 4 para os demais municípios, que também é baixa haja visto que a escala de avaliação vai de zero a 10. O país necessita urgentemente aumentar este índice para 6 acompanhando os demais paises da “Organização para Cooperação e o Desenvolvimento Econômico”, num salto de conhecimento onde os alunos da escola fundamental 1, equivalendo ao estágio até a 4ª série, teriam que possuir conhecimento hoje equivalente ao fundamental 2, que equivale a 8ª série,um salto de 4 anos.
O Brasil esta promovendo o “Plano de Desenvolvimento da Educação” (PDE), que já foi apresentado a grandes bancos e empresas. Este projeto estabelece um sistema de metas a ser alcançada com avaliações e cobranças de resultados nas escolas de todo país. O ministério da Educação terá que se adequar às exigências determinadas, se quiser acompanhar os demais países, conforme observa os gestores. Grandes dificuldades políticas e administrativas devem ser equacionadas pelas comissões como o “Grupo de Institutos, Fundações e Empresas” (GIFE), que deverá conhecer as propostas para formar um pacto entre as partes de governo e de empresas para priorizar a política de estado, no caso o da educação.
0bservando o exposto acima que teve divulgação na mídia há uma preocupação com a produção do país, estagnada por quase 3 décadas, com uma estrutura obsoleta onde o povo não participa do decisório, restringindo-se a política de governo e política econômica, jamais em momento algum há citação da política social e seus reflexos pela desqualificação técnica apregoada e que é usada no campo do trabalho, reflexo do sucateamento da educação. Querem solucionar, novamente sem a participação popular e em desespero de causa. Fica registrado conselho sábio dos antigos, que o alicerce deve ser o mais resistente para sustentar a casa, e o Brasil não tem a base deste alicerce, a educação!

Sem comentários: