quarta-feira, 8 de julho de 2009

OS ENGANOS DA COLONIZAÇÃO EM SÃO PAULO (com graphia de 1867)

Os Enganos da Colonização em São Paulo (com graphia de 1867)

Substituir a mão de obra de manutenção do trabalho escravo por outra com custeio de manutenção com dispêndio de contrato, foi adquirindo força aos poucos no Brasil, lentamente, para que aqueles que houvessem tido um plantel fosse ressarcido das despesas per capita de cada escravo para depois substituí-la por colonos estrangeiros. Fica ainda obscuro que não foi somente o fator da troca de mão de obra, mas acima de tudo um fator de assumir o território expandindo os interesses imperiais abalizados pelas elites locais. Deste modo inicia-se uma colonização de “habitação” e força militar com nítida demonstração de poder. Abaixo há fragmentos extraídos da Revista Trimensal do Instituto Histórico Geográfico e Ethnografico do Brasil, de 1867, com grafia da época que demonstram as intenções governantes:

p.233: “É certo que a convenção de 1819 dilatando as fronteiras do império desde a augustura de Castilhos em direcção a Araphy, ficando-nos os territórios entre este e o Querahim, satisfazia melhor as aspirações do paiz, e seria como pensa o Visconde De S. Leopoldo as mais naturaes e a de maior conveniência”

p. 40: “O governo pois deve lançar suas vistas bemfazejas sobre este obstáculo aumento da colonização. Os colonos, em lugar de encontrarem n’esses fingidos patronos um patrício interessado em seus estabelecimentos, ou um protetor constante,acham, um amo impertinente, que pelo vil preço do pouco sustento e grosseiro vestuário, delles se servem por espaço de três, quatro annos, sem lhes darem o mais pequeno ordenado; utilizando seus préstimos de uma pequena forma mais infame, do que os africanos.”

p.38-39: “Em S.Paulo vemos a cultura de batata, chamada vulgarmente ingleza, elevada a tão alto gráo de perfeição, que não só toda a província é abastecida d´esse ramo de subsistência, como sua exportação é considerado para Minas, Goyaz e Rio de Janeiro. Esses colonos não só tem augmentado consideravelmente quanto ao número de seus habitantes, como têm-se enriquecido ao paiz pela introducção de carros sobre eixos, que facilitam a condução de muitas arrobas de mercancias diferentes por meio de dois bois, o que até então os nacionaes não faziam com quatro ou seis. Elevaram o fabrico do carvão a um gráo do apuro tal, que a província é d´elle soccorrida com abundância fornecido o trem militar, e sua extracção do centro da terra é feita sem perigo de vida. Os colonos de São Paulo fazem saborosíssimos queijos, muito boa manteiga, que por muitas vezes tem socorrido o paiz na falta da do estrangeiro, que se importa.”

Há que se rever a historiografia retirando o patriotismo de construir heróis, sempre iludindo para melhor governar!

Bibliografia

Revista Trimensal do Instituto Histórico Geográfico e Ethnografico do Brasil, de 1867
Fundada no rio de janeiro debaixo da immediata proteção de S.M.I. o Sr D. Pedro II
Tomo XXX; Parte Primeira
Stanford Library, Rio de Janeiro, B.L. Garaier- Livreiro – Editor, Rua do Ouvidor, 69, 1867

Memória E Considerações Sobre A População Brasileira In: Obstáculos que em Geral se Encontram no Augmento da População, Secção 1ª , por Henrique Jorge Rebello, bacharel formado em Ciências Sociaes e Jurídicas pela Academia de Olinda.

Sem comentários: