quinta-feira, 8 de abril de 2010

A Profissão de Historiador, a Política e a Comissão de Assuntos Sociais do Senado: Projeto de Lei PLS 368 de 2009.

A Comissão de Assuntos Sociais do Senado e o Projeto de Lei PLS 368 de 2009, vinculando-se com a questão irreversível da profissão de Historiador.

“A Comissão de Assuntos Sociais do Senado (CAS) aprovou em 10 de março de 2010 o PLS 368/09, Projeto de Lei que Regulamenta a Profissão de Historiador.”

O ANJO DA HISTÓRIA realmente olha para a frente, para o presente e age, como deve ser o sujeito da história, com o objeto que se quer observar e incorporá-lo na historiografia!

Temos que realmente ficar satisfeitos, mas, como pesquisadores, devemos olhar o fundo dos meandros da política e seus interesses com ressalvas deste momento. Alguém se ater à esta questão, é salutar em prezar e instituir a profissão de historiador, é algo relevante, pois há tantas outras profissões que são reconhecidas, sem demérito às mesmas, com seu valor específico, por que não se instituiu ainda a profissionalização daquela que busca a “verdade” do acontecimento histórico?

CLIO(MUSA GREGA DA HISTÓRIA)1689. Pierre Mignard(1612-1695)

Debatemo-nos com a questão e jamais nos conformamos com esta injustiça, sabendo de outros interesses escusos em prol do benefício da incompetência administrativa. Esperamos que os trâmites sejam breve pela reparação, pois não pode existir tempo moroso daquilo que é uma ratificação e retificação histórica; em não existir no país o profissional “historiador”, e aceitarmos um corpo de historiadores estrangeiros com o nome de “brasilianistas” escreverem sobre a história do Brasil e ter os méritos reconhecidos daquilo que sem dúvida pertence àqueles acadêmicos formados nas instituições do país, sem xenofobia, mas que haja respeito pelo historiador brasileiro que se formou pela habilidade especifica mas é enquadrado na competência de “professor de história” para controle do sistema educacional.

Urge vasculhar os porões reconditos e trazer à luz todas as ocultas condições manipuladoras do Estado, que insiste em manipular a história do Brasil ao bel prazer de seus próprios interesses.

Legalizar a profissão do historiador é reparar mais um dos tantos erros históricos existentes nos escombros da história do Brasil!!!

Sem comentários: