segunda-feira, 6 de setembro de 2010

O CERIMONIAL DOS PREPARATIVOS DA VOLTA DO MONUMENTO AOS AVIADORES PARA A REPRESA DE GUARAPIRANGA

CONVITE A TODO MUNDO: ABSOLUTA RELATIVIDADE INFORMAL

Existe a história de longa duração e o “Monumento aos Heróis da Travessia do Atlântico” está atingindo esta condição, embora para o Mundo não haja tanta relevância. Onde é este Mundo decantado? As nossas fronteiras? Ou o limite do espaço do vizinho? Temos dúvidas quanto ao Mundo, à relevância atinge somente o atingível, por exemplo:
Não somos afoitos e se há empolgação, esta se resume em saber que tudo esta dentro do tempo e espaço, onde para uma pessoa pode ser muitíssimo importante um fato, já não tem tanta para outrem.

O atingível para os aviadores que atravessaram o Oceano Atlântico em 1927, os comandantes DE PINEDO e DE BARROS, foi saírem da Europa, Gênova, e chegar à América do Sul, Represa de Guarapiranga.
Os outros continentes não é o Mundo?
Tudo é relativo, nada do homem é absoluto!
Quanto ao Monumento aos Aviadores, sabemos de sua importância e merecedora de cronologia de alguns momentos do referido fato: 1927-Pouso dos hidroaviões no Município de Santo Amaro
1929-21 de agosto-Inauguração do Monumento aos Aviadores (Ottone Zorlini)
1982-18 de abril- Dia Internacional dos Monumentos e Sítios
1987-agosto- O Monumento é retirado da Avenida De Pinedo, Capela do Socorro
1998-13 abril- Projeto-lei 229/97: Data Comemorativa da Travessia do Atlântico
2009- CONDEPHAAT libera o retorno do Monumento Processo 59.875/09
2010-22 de junho- O Monumento é retirado da Pç Nsa. Sra. Brasil, Jardim América

O “Monumento aos Heróis da Travessia do Atlântico” merece uma festa de reinauguração, depois de 81 anos de sua primeira inauguração e 23 anos de ausência de seu local de origem: a Represa de Guarapiranga, Capela do Socorro, São Paulo.
Enviar convite através de um cerimonial compete àqueles que detêm o monopólio da questão, os edis ou sinecuras. Devem proceder no “Cumpra-se”. Devem anunciar e repassar para jornais, cinemas, rádio, televisão, internet ou outro meio midiático, assumindo como absoluta solução para informação e formação de todo Mundo, embora seja o termo um pleonasmo, ou metonímia da parte pelo todo.

Providenciar planejamento para que se produza efeito merecido para o momento, com banners explicativos no local, definindo quais os eventos ou festividades que serão possíveis e imissão de convites para as instituições que deverão estar presentes:
Esquadrilha da fumaça, bandas regulares, civis, municipais, estaduais ou militares, autoridades, violeiros, tropeiros, conforme sugestivo parecer da representatividade política local, enfim outros que se queiram acrescentar para outras comendas e de preferência a prioridade maior do feito: a aeronáutica, sendo isso que representa o monumento: Primeira Travessia Aérea do Atlântico, sem suporte de apoio Marítimo.

Esse fato é um marco para São Paulo, Brasil o Mundo, a história da aviação, que muitos não devem saber desta grande epopéia, para os brasileiros é um orgulho e para os paulistanos, fieis depositários do “Monumento aos Heróis da Travessia do Atlântico”, um marco, pois esse assunto de grande momento histórico que não pode ser esquecido.
Transmitam senhores egrégios, ao coletivo: A inauguração se aproxima e seria importante o convite até aos representantes das câmaras, sem distinção de partidos políticos. Agendar deve ser competência da assessoria chamando a responsabilidade para providenciar os quesitos requeridos parta as formalidades encaminhadas pelo cerimonial para definição de alguns procedimentos necessários para o sucesso do evento. É voto certo a data: dia 9 de outubro, foi instituído por administrações anteriores que incentivaram o ato de 09 de outubro de 1938, como representativo como dia da Capela do Socorro, embora se esclareça que a localidade existia anteriormente a data definida. As eleições, aos cargos seniores do administrativo e legislativo, ocorrerão no ano de 2010, nos dias 3 de outubro em 1º turno e 31 de outubro em 2º turno; sendo que o dia 30 de setembro é o último dia para realizações de comícios e reuniões públicas, pelos cálculos, não havendo agenda disponível o "Monumento aos Heróis da Travessia do Atlântico" será oficialmente reinaugurado em 25 ou 26 de setembro de 2010, salvo outros fatores e conduta límpida da representatividade.

Acredita-se e ressalta-se que essas ações deverão ser tomadas de imediato, e aguardam-se providências para que tudo ocorra conforme o organograma e cronograma municipal para que a DATA OFICIAL seja respeitada. O intuito maior é realmente esclarecer que em 1927, intrépidos aviadores cruzaram o Atlântico sobre o comando de João Ribeiro de Barros, no hidroavião Jahú e Francesco de Pinedo, no hidroavião Santa Maria I; isto cabe providenciar para ocorra as festividades dessa ação a cargo do alcaide e sua comitiva.

Deve-se causar o impacto merecido o feito, para que todos que virem saibam do que se trata no dia da inauguração, quando autoridades, imprensa e comunidade estiverem reunidas, dando um belo recado a todo país. Tudo será feito na ordem das instituições democráticas num hino uníssono, pois a assembléia é soberana sem monopólio, tudo respeitando a ordem desta execução. No futuro pode-se prever inclusive um adendo ao Monumento aos Heróis da Travessia do Atlântico: um Memorial a altura do feito e dentro das dependências onde foram elaboradas toda esta disposição: o Parque da Barragem, na Represa de Guarapiranga, único local que possui este referencial, nunca um clube de interesse subjetivo!!!

Esperemos decisões absolutas ou relativas dos egrégios administradores da Pólis: CUMPRA-SE!

Sem comentários: