sábado, 9 de outubro de 2010

MEIO AMBIENTE E O “CARTÃO BOSTAL DE SÃO PAULO”

SOCORRO AO RIO PINHEIROS E A REPRESA DE GUARAPIRANGA

-Pietro Maria Bardi, diretor do MASP, com sua esposa Lina Bo Bardi, autora da arquitetura e junto com Assis Chateaubriand, tornaram-se responsáveis pela criação do Museu de Artes de São Paulo. Certa ocasião Bardi havia mandado pintar o prédio de Museu, e pela manhã haviam emporcalhado a fachada com garranchos incompreensíveis, o que deixou o diretor especialista em arte, conceituado internacionalmente, desolado, na mesma hora providenciou tinta e sobre o emporcalhamento escreveu:

MERDA!

Foi um reboliço, muitos ficaram surpresos dizendo “onde já se viu o diretor do MASP escrever esta asneira”; falavam até em enquadrá-lo em algum artigo das leis nacionais ou prendê-lo. Sua atitude foi de repúdio e era a reação normal pelo achincalhamento e desrespeito; ao que ele respondeu: querem me prender porque escrevi merda, mas quem fez essa merda no Museu ninguém prende!

Tomando a atitude como um ato de repúdio e descaso, hoje percorri um trecho do Rio Pinheiros partindo da ponte da Avenida João Dias passando pela Ponte Transamérica e Socorro culminando na Represa de Guarapiranga. Assim uso a expressão nada honrosa, no trecho percorrido, um alerta aos moucos governos, que insanamente nada resolvem para conter o descaso com os rios paulistanos. Disponibilizo parte da óptica triste de uma lama preta, um óleo gorduroso impenetrável onde a vida aquática é impossível, só proliferando sujeira e de observadores um bando de urubus.

O nome não é dos mais pomposos e refletindo a indignação do mestre do MASP intitulo esta reflexão como “CARTÃO BOSTAL DE SÃO PAULO”, com as devidas proporções deste discípulo perante a plenitude do Mestre.


MAIOR NÚCLEO DE EMPRESAS DA AMÉRICA LATINA
VERTICALIZAÇÃO URBANA: PANAMBY
TEATRO DE QUALIDADE INTERNACIONAL
HOTEL DE PRIMEIRO MUNDO
RIO PINHEIROS SOB A PONTE TRANSAMÉRICA
CONTENÇÃO: ALTA TECNOLOGIA(CORDA AMARRADA A BAMBUS )
UM PINHEIRO E AO FUNDO ESTAÇÃO DE TRENS METROPOLITANOS
VISTA PARA SANTO AMARO
PONTE DE "ESTAIS" NA ESTAÇÃO DA LINHA 5 DO METRÔ
LABORATÓRIO DE MULTINACIONAL
URUBUS A ESPREITA
AFLUENTE DO RIO PINHEIROS: VEIAS MORTAS
BOCA DE DESPEJO NO RIO PINHEIROS
CANAL LIGANDO RIO PINHEIROS A REPRESA DE GUARAPIRANGA
VISTA DO RIO PINHEIROS PARA O MORUMBI
RUA DE ACESSO PARA A REPRESA DE GUARAPIRANGA: RESPONSABILIDADE!
REPRESA DE GUARAPIRANGA
POLUIÇÃO EXTREMA!
NAVEGAR É PRECISO...
Deixa-se registrado que hoje, 9 de outubro, foi instituído o dia da CAPELA DO SOCORRO, embora seja uma pró-forma fixar 1938 como data de fundação do local, este preserva tradições bem mais antigas que os anais da administração municipal.
ACLAMEMOS PELO SOCORRO AO DESCASO AMBIENTAL, MUITOS VIVEM ÀS CUSTAS DE SUAS ÁGUAS, MAS POUCO FAZEM POR TI, PINHEIROS e GUARAPIRANGA, INCLUSIVE EU!!!

“Ausência de evidência não é evidência de ausência!”
Cientista Carl Edward Sagan







Sem comentários: