sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Cleptocracia: O Estado Viciado

Corruptos e Corruptíveis: Sangue para Vampiros

Cleptocracia , do grego: κλέπτης - kleptēs, "ladrão" e κράτος – kratos, "governo", portanto, "governo de ladrões".  

É uma forma política onde há corrupção do governo para aumentar a riqueza pessoal e poder político de seus funcionários e a classe dominante de todo escalão de domínio em detrimento da população em geral. Este tipo de corrupção do governo é conseguido frequentemente pela apropriação indébita de fundos do Estado.

Características

A cleptocracia é geralmente associados a formas corruptas de governos autoritários, em geral das ditaduras, oligarquias ou algumas outras formas autocráticas e nepotistas de governo em que não é possível a supervisão, devido à capacidade dos cleptocráticos controlarem pessoalmente tanto a oferta de fundos públicos e os meios que determinam seu desembolso em desvios de verbas públicas.

Governantes cleptocráticos tratam normalmente do país como se fosse seu o "tesouro" do Estado, como se as verbas do erário público fossem sua própria conta bancária, gastando estes fundos angariados ilicitamente sobre bens de luxo como bem entenderem, acobertando nestes bens o controle fiscal das verbas públicas da Nação. 

Muitos governantes cleptocráticos transferem também secretamente fundos públicos em segredo para contas bancárias em países estrangeiros, a fim de lhes proporcionar o “status” contínuo quando eles eventualmente deixarem o poder.

Cleptocracia é mais comum nos países em desenvolvimento, numa transição que foge ao controle quais são as necessidades imediatas para sair da dependência econômica e o que é arrecadado em função de matérias primas, sem agragar valores de mercado, em vultuosos contratos sem clareza de controle.
Tais rendimentos constituem uma forma de desvio sem comprometer a renda própria de um grupo. Estão, na maioria das vezes barganhando capitais dos investidores externos que, por sua vez protegem em outros países seu capital dos impostos cobrados pelos cleptocráticos, que cada vez exigem mais impostos vultuosos em uma barganha de interesses.

Os efeitos de um regime cleptocráticos são tipicamente negativos em relação ao mecanismo da economia do Estado, afetando a produção, os assuntos políticos e os direitos civis. A cleptocracia vicia o mercado e as perspectivas de investimento estrangeiro enfraquecendo o mercado interno e o comércio, criando uma instabilidade e em curto prazo, gerando desemprego em massa. A cleptocracia normalmente rouba dinheiro de seus cidadãos abusando do erário público com esquemas de lavagem de dinheiro, em um sistema político estruturado para degradar todos, num modelo viciado de interesses excusos.
Além disso, o dinheiro que os cleptocráticos desviam para interesses próprios, muitas vezes é tomado dos fundos que foram destinados à “coisas públicas”,como a construção de hospitais, unidades básicas de saúde, escolas, estradas, moradias populares, equipamentos de uso geral e que tem efeitos adversos sobre a qualidade de vida dos cidadãos que vivem sob uma cleptocracia.  

A cleptocracia, associada ao governo de um grupo, resulta uma elite corrupta que subverte a democracia ou qualquer outra forma política do Estado.

Sem comentários: