segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

MARCO ZERO DE SÃO PAULO

O MARCO ZERO: PRAÇA DA SÉ OU PÁTIO DO COLÉGIO?

O Pátio do Colégio com sua construção de “sopapo” ou “taipa de pilão”, e considerada a primeira construção da cidade! 
 Foi ampliada pelos jesuítas que fizeram dela a base dos ideais de Inácio de Loyola, até serem expulsos por interesses políticos à época pelo Tratado de Madrid, de 1750.

INTERNO DO "COLÉGIO"

Assim exigiam a retirada Companhia de Jesus do continente, por força também da região estratégica da Colônia de Sacramento, muito próximo do Estuário da Prata, donde a Bolívia (atual) possuía no Cerro de Potosi o maior centro de prospecção de prata do mundo, que no auge chegava a 220 toneladas de prata por ano! Os jesuítas controlavam as demandas dos muares, do transporte geral da região!
 
"Declaro os sobreditos regulares [os Jesuítas] (…) rebeldes, traidores, adversários e agressores que estão contra a minha real pessoa e Estados, contra a paz pública dos meus reinos e domínios, e contra o bem comum dos meus fiéis vassalos (…) mandando que efetivamente sejam expulsos de todos os meus reinos e domínios".

Decreto de expulsão dos Jesuítas, 1759.

 Assim o governo do rei Dom José por influência do primeiro ministro de Portugal, Sebastião José de Carvalho e Melo, o Marques de Pombal, decreta a expulsão dos jesuítas em 1759, que deixam todas suas possessões na América. 

O antigo Colégio de São Paulo, marco principal do Pátio do Colégio, local de partida para a “Boca de Sertão”, primeira cidade e interiorana do Brasil, deste modo tornou-se Palácio de Governadores, até o início do século 20!
 Assim nasceu o “MARCO ZERO” da “Glória Imortal aos Fundadores de São Paulo”!



Sem comentários: