segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Metodologia investigativa da história: O Materialismo Histórico

Produção e reprodução histórica: TESE, ANTÍTESE E SÍNTESE

A metodologia do trabalho está pautado na análise historiográfica como um todo que requer  absorver o conceito básico do materialismo dialético e histórico usando conceitos para o desenvolvimento do campo social, usando para isto a interpretação da natureza e aplicando o método de investigação do conjunto de vários elementos ligados e dependentes entre si e que estão condicionados pela reciprocidade na troca de experiências, não sendo algo isolado, e que para se entender o fenômeno se faz necessário estudar o ambiente como algo geral, como um todo apanhado fragmentos envolvidos no desenvolvimento histórico.
Há um movimento e transformações que ocorrem no meio num processo de fluxo constante de mudanças quantitativas e latentes, de sintomas aparentes. que buscam condicionar fatos para atingir mudanças qualitativas.

A dialética faz buscar através objetos e fenômenos que estão em conflito de transformações que aparecem e desaparecem pela transformação entre o velho, aquilo que persiste em se manter e o novo, um modelo de mudança, no estudo das contradições de fatos que cercam o homem e o meio em que vive.

No materialismo marxista parte-se do pressuposto que o mundo é por sua natureza física, coisa concreta, material, sendo que a matéria, a natureza e o ser é uma realidade objetiva, existindo per si, onde o mundo e as leis que o regem são conhecíveis, pois tudo são regidas por leis físicas que estão dentro de parâmetros aceitáveis cientificamente, logo conhecíveis, descobertas pela ciência e pelas práticas do manuseio destes conceitos.

Dentro disto se situa ainda o materialismo histórico que implica o método de obtenção dos meios de existência do homem, que transforma o recurso (matéria) pelo modo de produção, idealizando deste modo bens materiais de uso comum.

Todo bem produzido pelo homem pode-se supor possuir um tempo de validade, pois nada é fixo, e mesmo sólido com o tempo desmancha-se transformando em algo mais desenvolvido para benefício do homem que também altera o modo de produção que pode assim afetar e mudar todo um regime social vigente até então, instituições políticas, opiniões e conceitos até um determinado momento; ou seja, concebendo um novo modelo e provocada à mudança através da produção automaticamente haverá a modificação de todo um sistema social e político.

As forças produtivas, que transformam a produção não é jamais um elemento estático, estando sempre em movimento causando deste modo a rotação de algo que gira constantemente no conceito de outra revolução, (re-evolução) por isso sempre a ideia revolucionária (da produção também constante)

A sociedade é dinâmica, uma célula viva, sendo a história (do homem, daquele que escreve sua existência no tempo e espaço numa contemporaneidade) um movimento constante mantendo nisto o movimento dialético ente capital e trabalho, luta entre classes antagônicas que buscam outro resultado de superação de coisas que podem ser mutáveis e alteradas para que se aprimore a relação da sociedade buscando que todos detenham o meio público, algo pertencente ao coletivo.

Na dialética temos a tese a ser levada como algo que deve ser debatida, e que produzirá o contrário da ordem estabelecida, uma antítese. O confronto entre tese e antítese (coisas antagônicas) dará outro resultado, uma nova “sustância”, formada da amalgama em um cadinho em constante efervescência, um estágio mais aprimorado, mais avançado, que resulta a síntese.


A síntese dialética sempre significara um estágio superior do processo em curso e isto também e o resultado de toda a mudança de transformação que ocorre no campo social, pois a dialética não existe somente na natureza, mas também na sociedade com leis de desenvolvimento, com a inter-relação entre as coisas, entre o homem e a natureza que faz deste, parte integrante daquela (natureza) e sofre os efeitos destas transformações, onde as leis fazem-se sentir na natureza e na sociedade, através do Método do Materialismo Dialético.

Sem comentários: