segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Memes e a História do passado “passada” a limpo

Como rever e reaver as tradições locais?

Interagir com o espaço ocupado, não pertencendo ao mesmo e não vivendo ali, quem chega de outro lugar sente o "cheiro" do pertencimento de outros que possuem identidade com o local. A resposta a isso, de estar, permanecer no “lugar” deve ser entendido como aceitação. Esse “estrangeiro” tem que ter receptividade dos habituados com a dinâmica e deste modo começa a interessar-se em agir pelo bem comum e até comprometer-se com uma cultura desconhecida, mas que aos poucos vai assimilando e se integrando ao meio.
 
Esta “aceitação” nunca é imediata, leva tempo para amadurecer, as pessoas estudam o comportamento nos primeiros contatos. Não pertencemos somente porque nascemos em determinado espaço, mas porque participamos deste espaço. Evidente que laços iniciais da terra natal, nosso primeiro habitat, deixam marcas, mas não determinam que se faça parte do “lado de cá do rio”, nem do “lado de lá do rio”, estamos “dentro do rio” e somos complemento uns dos outros. 

Na história precisa-se desarmar de tudo e a observação deve ser desprendida, sem prévios conceitos de nossas convicções e penetrar no universo dos outros, a alteridade, aceitação das diferenças, mesmo que ela pareça estranha a nossa ótica.

Quando resolvemos catalogar a história do pertencimento, orientação de uma identidade reconhecida pelo movimento social depara-se com modos de observação para registro como a iconografia captada em um momento histórico qualquer em determinado espaço registrado por um observador existencialista, o “andarilho” em busca das reminiscências sem o interesse de reconhecimento financeiro, mas um registro por um ideal de preservação histórica onde cada momento tem o seu cuidado.

Unindo os elementos, iconografia, historiografia e depoimentos, cria-se a dimensão que completa os “autos de um processo” que resulta no objetivo de formar a identidade procurada por cada geração que se liga a toda construção histórica de cada indivíduo, refletindo em cada momento contemporâneo, fazendo a evolução de valores do pertencimento que une um grupo em determinado espaço e tempo, almejando formar um elo de igualdade, respeitando e aceitando a alteridade. 

A história tem que ser imparcial, não tem amigo nem inimigo, não pactua jamais com interesses de políticas escusas, e por isso fascina sempre.

As informações de cultura são transmitidas entre as pessoas envolvidas em determinada atividade, que vai sendo transformada no tempo, pode ser na própria linguagem, nas representações artísticas de toda ordem.
Há sempre transformações atingindo outros patamares com outras gerações que preservam ou não determinados estrutura de compreensão de certa atividade cultural. Nada é estático, há transformações ao longo do tempo, e por vezes altera-se até o local de origem da atividade específica.

Há coisas que desaparecem e outras que surgem com novas roupagens, estes são os “memes”, as informações transmitidas de gerações a gerações que conservam ou extinguem por vários motivos.

O que permanece como tradições em Santo Amaro desde tempos de nossos antepassados e o que desapareceu por completo, sendo apenas lembranças de uma história passada? 

Como reativar as festas religiosas ou seculares nos momentos atuais? 

Eis o grande desafio de tudo que representou uma identidade local.



4ª Caminhada Cultural pela Revitalização do Centro Histórico de Santo Amaro: Evento realizado em 16 de agosto de 2015

O SEXTO SENTIDO: MEMÓRIA
O PODER "PODE" DOCUMENTAR E AGIR!
Nova significação: UM MERCADO (não matadouro!) ANTES E CASA CULTURAL DEPOIS
DIREITA VOLVER: A EMPRESA YORK E SUAS REMINISCÊNCIAS EM SANTO AMARO: EM QUE SE TRANSFORMARÁ?
CONSCIÊNCIA COLETIVA: MITO; TRADIÇÃO; FICÇÃO; HÁBITOS...

CONSTRUIR; RECONSTRUIR; DESCONSTRUIR..........
O ESPAÇO E SUA SIGNIFICAÇÃO SOCIAL E HISTÓRICA: Local da Escola Paulo Eiró; o que fostes e o que és?
O CASO DE UMA CASA: EX-PAÇO NO MESMO ESPAÇO PRESERVADO
CONGELAMENTO DA IMAGEM: O PRESENTE É O PASSADO MAIS RECENTE!
A importância religiosa e seu maior simbolo determinante do eixo histórico de Santo Amaro: CATEDRAL DE SANTO AMARO

UMA OBRA, UM SENTIDO, UM AUTOR (JÚLIO GUERRA): CONHECIMENTO TÁCITO
 TRANSFORMAÇÕES DAS INTERFERÊNCIAS HUMANAS
OBSERVAÇÃO EXISTENCIALISTA: O QUE PODE SER MUDADO?
Quando e como acontece as mutações que se funde a outros elementos recriando outra imagem diferente de duas (ou mais) culturas? 

Sem comentários: