terça-feira, 6 de outubro de 2015

Os Ônibus de Emílio Guerra, a Viação Colúmbia e a Empresa São Luiz Viação Ltda

O sistema de transporte urbano em Santo Amaro

Na década de 1950, não havia sistema de transporte coletivo nos bairros operários incipientes separados pelo Rio Pinheiros como Capão Redondo, Vila das Belezas, Jardim São Luiz, e outros pelas cercanias, que pertenciam à subprefeitura de Santo Amaro.
Os operários se locomoviam para o trabalho em bicicletas, o meio de transporte mais eficaz e barato à época. Outros se deslocavam de madrugada, pondo o "pé na estrada", numa verdadeira legião em “fila indiana” rumo às várias empresas que implantaram seu parque industrial na região a partir dessa data. 
Ônibus Emílio Guerra Ltda
Para ligar o município de Itapecerica da Serra a Santo Amaro foi criada a Empresa “Auto-Ônibus Emílio Guerra Ltda”, sendo pioneira no sistema do transporte coletivo da região e que muito facilitou o deslocamento das pessoas para a “cidade” de Santo Amaro. 

Eram “jardineiras” reconhecidas pela sua cor esverdeada que levantava poeira na velha Estrada de Itapecerica da Serra. Mais tarde o proprietário Emílio Guerra desativou esta linha e tornou-se prefeito da cidade de Cotia em mais de uma legislatura, articulando o sistema de coletivos entre municípios vizinhos.
A “Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos”, CMTC, criada em 1947, e administrada pela prefeitura de São Paulo, teve algum lampejo para abarcar as linhas no extremo sul na década de 1960, mas não se interessou pelo espaço ainda em crescimento, dando oportunidade para linhas particulares estabelecerem na região.
Viação Colúmbia no Jardim São Luiz
A primeira empresa a fornecer um sistema de transporte no bairro do Jardim São Luiz foi a "Viação Colúmbia", tendo seu ponto inicial na entrada da Penhinha, próximo a pequena Capela de Nossa Senhora da Penha, onde hoje se localiza o Supermercado Extra, na Avenida Maria Coelho Aguiar.

Neste largo da Penhinha havia também o armazém do comerciante Pedro Ferreira, onde se podia encontrar gêneros alimentícios vendidos a granel, incluindo a famosa "Banha Matarazzo", pertencente ao grupo das Indústrias Reunidas Francisco Matarazzo, à época, o mais poderoso conglomerado industrial da América Latina, que substituía os óleos comestíveis e era fabricada com banha de porco. No referido armazém comercializava-se de tudo um pouco, inclusive ferramentas agrícolas muito usadas nos sítios espalhados pela região. Neste local concentrava-se um contingente de pessoas a espera dos ônibus que serviam Santo Amaro e o centro de São Paulo.
Do lado oposto, havia algumas casas pequenas sendo que em uma delas, conforme a oralidade local, era residência de uma senhora que perdeu a visão, dona Maria Coelho Aguiar, não se sabe se pertencente a grande genealogia desta família espalhada pelo Brasil, onde há homônimas, pois nada consta da referida moradora e que, mais tarde deu nome a antiga Avenida São Luiz, que muita confusão fazia com a avenida de mesmo nome no centro da cidade de São Paulo.
Esta empresa chegou depois “dentro” do Bairro Jardim São Luiz[1], onde foi construído um abrigo na confluência da “Avenida São Luiz” (hoje Av. Maria Coelho Aguiar) com a “Rua 1”(hoje Rua Geraldo Fraga de Oliveira) onde paravam os ônibus. 

Mais tarde foi criado um “novo ponto final” na “Rua B” (hoje Rua João Fernandes Camisa Nova Jr), próximo a Padaria Rainha do Bairro. (que não existia à época)
Esta Viação Colúmbia teve pouca duração, pois possuía veículos antigos e não oferecia um serviço regular, sendo substituída pela Empresa São Luiz de Viação Ltda.
Antiga Avenida João Dias, na Penhinha
Os primeiros ônibus da Empresa São Luiz de Viação Ltda chegaram em 1959. Suas atividades abrangiam os bairros do Capão Redondo[2], “Praça Salvador Corrêa”, Jardim São Luiz, Vila das Belezas, Valo Velho até Santo Amaro e depois ao Centro da Cidade. Com a chegada dos primeiros ônibus da nova empresa a população, através da participação da Sociedade Amigos do Bairro Jardim São Luiz (fundada em 1956) fez uma grande festa com bandeirolas e a empresa patrocinou um "tour" com as crianças dos bairros até o Vale do Anhangabaú.
Como “nasceu” a Empresa São Luiz de Viação Ltda


Ponto Inicial do Jardim São Luiz/Bandeira (onde antes parava o ônibus da Viação Colúmbia)

Os irmãos Ibrahim Suleiman e Abdo Carim Suleiman herdando o espírito de comerciantes libaneses iniciaram a sua atividade no setor atacadista de cereais em Barretos, São Paulo, ingressando na área de transporte com caminhões que levavam mercadorias por São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, e outras localidades, abrangendo até o setor de pecuária de corte e criação do gado Nelore-Mocho.
Com a visão empresarial, Ibrahim Suleiman vendo o potencial no sistema de transporte e fazendo levantamentos sistemáticos de uso de coletivos realizados em Santo Amaro, resolveu em 14 de janeiro de 1959 iniciar a operação da Empresa São Luiz Viação Ltda, com 14 ônibus novos para suprir a necessidade de deslocamento da população que crescia na região e com mais assiduidade no transporte coletivo do das precárias linhas existentes à época que não mantinham a regularidade. Os dirigentes da empresa prezavam pela eficiência do setor e com bons préstimos à população da região a São Luiz Viação Ltda expandia-se. No ano de 1975 a empresa contava com mais de 200 ônibus em uma garagem de 36.000 metros quadrados na Avenida João Dias, 1713/17, onde hoje é o depósito de materiais de construção DiCiCo. 
Com o crescimento da demanda a empresa não se resumia a prestar serviço aos bairros próximos ao Rio Pinheiros indo muito mais além servindo o Jardim São Luiz, Penhinha, Jardim Ibirapuera, Vila Almeida,Vila das Belezas, Parque Ypê, Jardim Ypê, Parque Araribá, Capão Redondo, Campo Limpo, Valo Velho, Parque Fernanda, Jardim Comercial, Jardim Maria Sampaio, Veleiros, Represa, Jardim Várzea de Baixo, Jardim Monte Azul, Vila Prel, Jardim Lídia, Colégio Adventista, Parque Regina, Jardim das Palmas e mais um número de empreendimentos adjacentes aos concretizados loteamentos da região do extremo sul de Santo Amaro. A Viação São Luiz Ltda abrangeu também o percurso de Itapecerica da Serra, onde se pagava por valores variados com bilhetes coloridos para cada ponto especifico da Estrada, e para isso foi criada a Viação da Serra. Do lado oposto, na Pedreira, região do Campo Grande, foi separado da Viação São Luiz Ltda com a denominação de Mar Paulista.
Os ônibus metropolitanos de São Paulo nessa época foram sendo organizados pelo governo municipal com cores diferenciadas para indicar a região servida pelo transporte coletivo surgindo duas cores que foram “batizadas” de saia e blusa. Na Empresa São Luiz Viação Ltda a “saia” (parte inferior da carroceria) era vermelha e a “blusa” (parte superior da carroceria) era amarela.

Surgia um novo conceito de administração do serviço público nos transportes coletivos e os antigos idealizadores da empresa resolveram passá-la adiante, para que houvesse outra administração para enfrentar novos desafios. Surgia deste modo o interesse empresarial de José Ruas Vaz.
José Ruas Vaz e o Grupo Ruas

José Ruas Vaz nasceu em 1928, na Serra da Estrela, em Fornos de Algodres, Portugal. Era filho de um promissor criador de ovelhas, Antonio Martins Ruas, e da "fazedora de queijos", Maria da Glória Vaz. Aos 21 anos decidiu vir ao Brasil com a “carta de chamada” dos tios, chegando em 4 de setembro de 1949, onde desembarcou no Porto de Santos, subiu a Serra do Mar de trem e foi morar em um cômodo da casa dos tios comerciantes, à Rua Afonso Sardinha, na Lapa. O rapaz admirava muito outro tio, dono da panificadora Santa Tereza, fundada em 1872, concorrida no coração da cidade, à Praça João Mendes, onde está ainda hoje com nova administração. 

Em 1957 adquiriu seu próprio negócio, a “Padaria Salazar”, no número 1.251 da Avenida Pompéia, e por onde vinham os bondes.

Nesta época estava havendo uma transição entre os bondes e os ônibus no transporte de passageiros em São Paulo[3] e em frente a padaria ficava um ponto de ônibus. Um dia, a CMTC, retirou a linha de ônibus em frente à padaria e o movimento do estabelecimento caiu drasticamente porque os passageiros que esperavam o ônibus e frequentavam a padaria deslocaram-se para o novo local. A empresa Pompéia x Fábrica, assumiu o antigo ponto da CMTC e a padaria Salazar recuperou clientela. José Ruas Vaz percebia que os ônibus saíam e chegavam lotados. Em 1961, interessando-se pelo segmento de transporte coletivo fechou acordo com empresários de Santo André, de quem adquiriu a empresa Viação Campo Belo Ltda, (antiga). Vendeu a Padaria Salazar, com o coração apertado, mas era hora de mudar de “padeiro” a um dos empresários mais bem sucedidos no sistema de transportes coletivos do Brasil.
(Créditos: referências na arte do croqui)

A Viação Campo Belo daquele tempo, com 18 ônibus, fazia duas linhas, entre Santo Amaro, Liberdade e Cidade Monções, bairro vizinho ao Brooklin e que serviam ao centro de São Paulo. Quando adquiriu a Viação Campo Belo, mudou-se para São Judas, na zona sul, porque queria ficar próximo ao novo empreendimento.

A incipiente Viação São Luiz Ltda dos anos de 1960 tornou-se a Viação Campo Belo da atualidade, sendo parte da estrutura do Grupo Ruas, que detém hoje mais de 50% do transporte de passageiros da cidade de São Paulo, tornando-se uma das maiores deste segmento sendo formada na atualidade por mais de 50 empresas, somando ainda a fabricante de carrocerias Caio/Induscar, (Companhia Americana Industrial de Ônibus) pertencente ao grupo e que lidera a venda de ônibus urbanos no Brasil.

Da antiga garagem situada na Avenida João Dias, onde não comportava mais o número crescente de ônibus Viação São Luiz Ltda, optou-se por novo espaço e deste modo a empresa transferiu-se, em outubro de 1984, para a Avenida Giovanni Gronchi, 7020,Vila Andrade,  permanecendo no local até maio de 1993. Atualmente esta garagem se localiza na Estrada de Itapecerica, 1290, Vila Prel. Uma outra garagem foi implantada na Avenida Carlos Lacerda, 2551, no Jardim Rosana.


A última "viagem" do Bairro do Jardim São Luiz, local que "batizou" a  Empresa São Luiz de Viação Ltda, ocorreu em 1997, saindo do seu "ponto inicial" da antiga Rua 25, hoje Rua Octacílio de Carvalho Lopes, sendo o ponto deslocado para o Bairro do Parque Santo Antonio.

A Viação Campo Belo tornou-se uma grande empresa do sistema de transporte urbano da capital paulista operando mais de 7 mil ônibus. 


Novo modelo de trasporte coletivo urbano

Na região de Santo Amaro, através do Consórcio 7, possui uma gama abrangente de localidades servidas no extremo sul de São Paulo com ônibus articulado e bi-articulado para racionalizar a operação de transporte coletivo urbano nos terminais de ônibus da capital paulista.




A crônica está sujeita a complementos vindos de outras fontes para ampliar o histórico local.



Referências:

A TRIBUNA, 20 de julho de 1975, p. 3
Folha de São Paulo, 30 de junho de 2013, p. C6

As Maiores e Melhores do Transporte e Logística de 2008: Sob a marca da coragem

ISTO É DINHEIRO - edição: 634- 02.DEZ.09



https://pt.wikipedia.org/wiki/CAIO_Induscar




[3] A última linha de bonde de São Paulo foi desativada em 27 de março de 1968 e servia do Instituto Biológico (Vila Mariana) até Santo Amaro.

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