terça-feira, 1 de março de 2016

Represa de Guarapiranga: Imagens da Construção da Barragem na Capela do Socorro/SP

"A FOTOGRAFIA COMO CONCEPÇÃO HISTÓRICA"

A história é constituída de fatos, e, por vezes ganha um “colaborador” importante para decifrar um enigma, que são as fotos. Estas relíquias por vezes ficam em alguma gaveta que por “acidente de percurso” são descobertas por acaso e pertenciam a um visionário, sujeito oculto, que as preservou como por encanto.




De repente estas imagens aparecem “do nada” na investigação “acidental” em busca de pistas da “ocorrência” chega-se ao veredito de ser um momento “presente no passado” que representou alguma relevância histórica.



A “teimosia aliada à paciência” forma este quebra cabeças que juntando as peças mostra-nos um resultado da grandeza de um determinado momento no tempo e espaço definido, que no caso é parte da História da Represa de Guarapiranga nos primórdios de sua construção em Santo Amaro, na Capela do Socorro, São Paulo.



Toda essa pesquisa não tem vínculo com nenhuma lei de incentivo a cultura, nem tem patrocínio de nenhuma empresa de âmbito governamental, ou fundação, ou autarquia. Somos livres para pesquisar e disponibilizar em nome da história, onde o único financiamento existente é nossa vontade de trabalhar em prol da historiografia e identidade local.



Esse nicho pertence a todos, que "porventura ou aventura" queiram usufruir destes momentos que de alguma forma faz parte deste pertencimento, responsáveis por cada instante que integrou nosso ser à realidade dos pioneiros que trabalharam arduamente para que o lugar tivesse a qualidade de bem estar atual da Capela do Socorro, região da antiga “Cidade” de Santo Amaro, na cidade de São Paulo.



O extremo sul de São Paulo foi atualmente “descoberto” pelas empreiteiras ávidas por “espaço vital” aonde irão “construir” sobre os escombros desta história! É questão de tempo em nome do “progresso”, algoz do passado!




Deste modo a fotografia marca seu tempo nas imagens capturadas e eternizadas!

Fontes: reivindicações indefinidas, em pesquisa.

Sem comentários: