segunda-feira, 8 de maio de 2017

A *Filatelia e os três selos do Final da Segunda Guerra na Europa em 8 de maio de 1945

A Vitória é uma alegria e a Guerra um grande absurdo!

Há algum momento da vida em que nos interessamos por coleções as mais variadas possíveis, de gibis, objetos quaisquer, miniaturas, louças de época, enfim uma gama imensa de coisas que nos entretêm por algum tempo e até se tornando uma mania de cada vez mais ir atrás de raridades, consumindo um tempo que de algum modo traz satisfação.

Houve um tempo que, trabalhando em multinacionais, as correspondências vinham direto para o setor em que trabalhava e assim comecei a amealhar selos sem muita pretensão e então resolvi agrupá-los por países.




Um engenheiro do setor industrial vendo essa “coleção” despretensiosa disse-me que iria dar-me 3 selos e gostaria que eu guardasse e zelasse como parte da história onde o Brasil esteve presente com a FORÇA EXPEDICIONÁRIA BRASILEIRA.**







(Estas gravuras com os respectivos créditos assinados foram extraídas do Pinterest, havendo objeção poderemos retirá-las a qualquer momento)

Foi uma surpresa imensa, sendo selos brasileiros em comemoração ao final da guerra, que hoje completa 72 anos e representa a capitulação da Alemanha na 2ª Guerra Mundial e o final da Guerra na Europa, embora continuasse no Pacífico até a rendição do Japão em 2 de setembro de 1945 com o catastrófico ataque atômico em Hiroshima e Nagasaki, respectivamente em 6 e 9 de agosto de 1945!

Afinal, para que servem as guerras?


*Filatelia é o estudo, a pesquisa dos selos empregados na postagem dos mais diversos países.

**Força Expedicionária Brasileira-FEB
A FEB foi uma força expedicionária de cerca de 25.700 homens e mulheres organizadas pelo exército brasileiro e força aérea para lutar na Segunda Guerra Mundial ao lado de forças aliadas no Mediterrâneo. O Brasil foi a única nação sul-americana a enviar tropas para lutar na guerra.
A FEB lutou na Itália de setembro de 1944 a maio de 1945, enquanto a Marinha e força aérea também atuaram no Oceano Atlântico, a partir de 1942 até o final da guerra.

Durante os oito meses da campanha italiana, a Força Expedicionária Brasileira conseguiu levar 20.573 prisioneiros do Eixo, constituída de dois generais, 892 oficiais e 19.679 soldados do eixo de outras patentes, bem como libertar um número de regiões da Itália, da ocupação do Eixo no Mar Mediterrâneo, retornando ao Brasil em junho de 1945.

Sem comentários: