terça-feira, 17 de outubro de 2017

A estrela “intrometida” do Cruzeiro do Sul invertida em Bandeira e passaporte atual do Brasil

Quem ou o que define um símbolo?

O Cruzeiro do Sul visto do Planeta Terra:


Nunca havia reparado que as estrelas que representam o Cruzeiro do Sul na Bandeira do Brasil (DETALHE NÚMERO 6) fosse vista espelhada, ou seja, invertida, como se alguém estivesse do lado oposto do observador da Terra!

Isso acontece também no novo Passaporte atual do Brasil, ou seja, a estrela "intrometida" está representada do lado direito e não do lado esquerdo como aparece nos Céus do Brasil (Hemisfério Sul)!


Curioso, pois duas bandeiras de países que estão no Hemisfério Sul, Austrália e Papua-Nova Guiné que tem o Cruzeiro do Sul representado em seu pavilhão têm as estrelas como observadas da Terra!



(As estrelas na Bandeira do Brasil refletem o céu visto no Rio de Janeiro em 15 de novembro de 1889, representam às unidades federativas, cada estrela determina um estado específico, além do Distrito Federal)

O Brasão da República nos antigos passaportes contendo o Cruzeiro do Sul no seu interior

No passaporte anterior há o Brasão da República estampado na capa (o da direita) e o mesmo possui o Cruzeiro do Sul como se apresenta ao observador do planeta Terra!


                                           BRASÃO COM AS CORES DA REPÚBLICA

Vai entender porque há duas conotações para o “Cruzeiro do Sul” no mesmo documento que representa o país no exterior na estrela "intrometida"!!!

Evidente que esse “pequeno detalhe” não interfere e nem invalida o documento em questão, mas que se deve inquirir nesses detalhes para evitar mal estar de explicações inexplicáveis da Casa da Moeda, entidade responsável da fabricação do documento que somente é validado pelo Itamaraty e o Departamento de Polícia Federal (DPF) que registram o documento entregue ao cidadão!

Se não há consenso nos símbolos do país, haverá concordância aonde?


Vide:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Bandeira_da_Papua-Nova_Guin%C3%A9
(Imagens são de passaportes pessoais e/ou internet)

Sem comentários: