sábado, 10 de fevereiro de 2018

JOSEF GANZ O CRIADOR DO PRIMEIRO VOLKSWAGEN

Uma questão do crédito de patente
Josef Ganz (1898-1967) era húngaro com cidadania alemã (oficialmente cassada 1938, assim como propriedades confiscadas, inclusive suas diversas patentes) e lutou pela modernização da indústria automobilística alemã, defendendo a ideia de produção de veículos mais baratos, econômicos e seguros. Graças à sua perseverança, as mudanças técnicas por ele defendidas foram adotadas em larga escala pelos fabricantes automotivos alemães. Josef Ganz usou o termo "Volkswagen " (carro do povo, em alemão) para caracterizar seu conceito sobre um carro leve e barato o suficiente para o trabalhador alemão.
Com os automóveis Ardie-Ganz, Adler Maikäfer (termo alemão para “besouro” outro nome dado ao fusca) e Standard Superior, bem como com seus escritos progressivos e a promoção do conceito de um Volkswagen na revista Motor-Kritik desde a década de 1920, Josef Ganz é aclamado como sendo o inventor do Volkswagen e não Ferdinand Porche. Estes carros tinham algumas das características do posterior Fusca, como o chassis tubular, motor montado na parte traseira e rodas com suspensão independente com eixos oscilantes.
O primeiro modelo de produção da Standard Superior foi introduzido na IAMA (Internationale Automobil- und Motorradausstellung), em Berlim, em fevereiro de 1933. Ele tinha um motor transversal de dois tempos e 396 cc, de dois cilindros, montado na frente do eixo traseiro.  Em novembro de 1933, a Standard Fahrzeugfabrik introduziu outro modelo novo e melhorado para 1934, um pouco mais longo com uma janela adicional em cada lado e com um pequeno assento para crianças ou como espaço de bagagem na traseira. Este carro foi anunciado como o "Volkswagen" alemão, (um termo que significa, literalmente, "carro do povo" em alemão) a primeira vez que esta palavra foi usada. Até então somente o termo "Volksauto" tinha sido usado.
Com os automóveis Ardie-Ganz, Adler Maikäfer e Standard Superior, bem como com seus escritos progressivos e a promoção do conceito de um Volkswagen na revista Motor-Kritik desde a década de 1920, Josef Ganz é aclamado por algumas pessoas como sendo o inventor do Volkswagen Fusca.

Para executar o plano de Hitler de criar um carro para o povo alemão, a frente nazista cogitou três nomes: Ferdinand Porsche, Josef Ganz e Edmund Rumpler. Dos três engenheiros, Ganz e Rumpler logo foram descartados por serem judeus. Assim, Ferdinand Porsche é colocado à frente do desenvolvimento do Volkswagen com desenhos e recursos técnicos claramente condizentes com as ideias de Josef Ganz.

Ganz vai para a Suíça e começa a desenvolver um automóvel popular com apoio do governo junto com a Rapid Motormher AG e consegue um visto de residência de um ano.

Ao mesmo tempo em que os noticiários alemães davam conta de que Ferdinand Porsche estava desenvolvendo o Volkswagen, que agora era uma marca registrada no Escritório de Patentes de Berlim o que impedia todos os fabricantes de usarem o nome Volkswagen.

Referência:


Schilperoord, Paul. A Verdadeira Historia do Fusca. São Paulo: Editora . 2011

Sem comentários: